Não se pretende fazer aqui crítica literária. Sou um cidadão do mundo que sente amor natural pelos livros. Na minha casa as paredes estão cobertas pelos livros. E falo com eles ou melhor eles falam comigo como se fossemos grandes amigos. Revelam-me os seus segredos e os conhecimentos dos seus autores ou contam-me histórias onde se inscrevem valores humanitários universais.

São ensaios, romances, contos e narrativas, peças de teatro, clássicos e modernos, mas também sobre o ambiente ou tecnologias úteis no nosso dia-a-dia. São obras que fazem parte da minha paixão pelos livros e que humildemente indicamos como sinal e guia para quem deseje conhecer conteúdos que julgamos dignos e fiáveis.

E porque desejo transmitir uma análise que embora pessoal seja minimamente correcta nem sempre consigo manter a actualidade que seria normal se a falta de tempo por abraçar outras actividades não o impedisse. Mas aqui estarei sempre que possa.

Gil Montalverne


Botânica das Lágrimas
Pedro Foyos

Editorial Hesperia

Este é um livro que faz plena justiça ao título deste espaço. Amor pelos Livros é uma coisa que ambos temos. Eu e o autor. O jornalista e escritor Pedro Foyos é um amigo de longa data. E não fosse eu conhecer os seus dotes profissionais e humanistas para garantir o seu lugar aqui sem sombra de dúvida. Não só pela amizade portanto. Mas pelo que dele conheço. Assim outros livros de amigos pudessem vir para esta galeria. Não porque não sejam dignos de terem sido publicados mas por não obedecerem inteiramente às regras que defini. E este obedece. Pedro Foyos andou a esmiuçar tudo o que era possível num ambiente que eu frequentei em tempos de universitário e em matéria que me é muito querida: Jardim Botânico de Lisboa. Sei o tempo que por lá andou com um amigo comum, meu colega e professor catedrático (Fernando Catarino, outra jóia e mestre). Botânica das Lágrimas é uma narrativa de ficção que retrata o tema actual do “bullying” e das praxes cruéis cujos resultados são evidentes todos os anos. Até quando não se sabe.
Dados divulgados pela UNICEF demonstram que as crianças portuguesas são das que mais sofrem acções de violência física ou psicológica, pertencendo Portugal ao grupo de três países onde mais de 40 por cento dos inquiridos afirmam ter sido vítimas de "bullying". Mas talvez este livro de Pedro Foyos em que um menino-herói procura combater por meio da imaginação e do sonho tais actos que eu ousaria chamar de vandalismo possa ajudar a encontrar soluções. Todos os episódios estão fundados na realidade. E apenas a maestria de Pedro Foyos nos indica um possível caminho. Razão mais do que suficiente para eu o referir aqui.

Para ler um excerto desta obra clique aqui