Não se pretende fazer aqui crítica literária. Sou um cidadão do mundo que sente amor natural pelos livros. Na minha casa as paredes estão cobertas pelos livros. E falo com eles ou melhor eles falam comigo como se fossemos grandes amigos. Revelam-me os seus segredos e os conhecimentos dos seus autores ou contam-me histórias onde se inscrevem valores humanitários universais.

São ensaios, romances, contos e narrativas, peças de teatro, clássicos e modernos, mas também sobre o ambiente ou tecnologias úteis no nosso dia-a-dia. São obras que fazem parte da minha paixão pelos livros e que humildemente indicamos como sinal e guia para quem deseje conhecer conteúdos que julgamos dignos e fiáveis.

E porque desejo transmitir uma análise que embora pessoal seja minimamente correcta nem sempre consigo manter a actualidade que seria normal se a falta de tempo por abraçar outras actividades não o impedisse. Mas aqui estarei sempre que possa.

Gil Montalverne


A OBSESSÃO DO FOGO
Umberto Eco
Difel-Medialivros

A Obsessão do Fogo é a prova mais do que evidente do título que escolhemos para este site. Esta obra representa a verdadeira essência do amor pelos livros. Os autores, Umberto Eco na companhia de Jean Claude Carrière, descrevem-nos a sua paixão pelos livros e daí o receio de que, como em muitos casos bem conhecidos, o Fogo os possa destruir. Os que lhes pertencem e os que povoam bibliotecas públicas ou privadas. Mas mais importante ainda é a sua convicção, que nós próprios partilhamos, de que eles nunca desaparecerão e nem as modernas tecnologias, internet, enciclopédias digitais ou ebooks poderão fazer com que isso aconteça. E, à medida que vamos acompanhando os seus fervilhantes diálogos, desfilam nesta páginas que lemos com assinalável interesse histórias admiráveis de personagens reais ou fictícias de tantos autores, momentos da História mundial na história dos livros. Dos hieróglifos, papiros e papel à era digital numa conversa sobre os livros e a evolução da Humanidade. Das referências culturais, ao divertimento, ironia ou dissertação filosófica, assistimos a uma sucessão de conhecimentos descritos com a erudição incontestável de dois autores de reconhecido valor.

Para ler um excerto desta obra clique aqui