Não se pretende fazer aqui crítica literária. Sou um cidadão do mundo que sente amor natural pelos livros. Na minha casa as paredes estão cobertas pelos livros. E falo com eles ou melhor eles falam comigo como se fossemos grandes amigos. Revelam-me os seus segredos e os conhecimentos dos seus autores ou contam-me histórias onde se inscrevem valores humanitários universais.

São ensaios, romances, contos e narrativas, peças de teatro, clássicos e modernos, mas também sobre o ambiente ou tecnologias úteis no nosso dia-a-dia. São obras que fazem parte da minha paixão pelos livros e que humildemente indicamos como sinal e guia para quem deseje conhecer conteúdos que julgamos dignos e fiáveis.

E porque desejo transmitir uma análise que embora pessoal seja minimamente correcta nem sempre consigo manter a actualidade que seria normal se a falta de tempo por abraçar outras actividades não o impedisse. Mas aqui estarei sempre que possa.

Gil Montalverne


A ORIGEM DAS ESPÉCIES de Charles Darwin
Janet Browne
Gradiva

É perfeitamente natural que deixe aqui este livro de Janet Browne, considerada pela crítica a melhor biógrafa de Charles Darwin e que neste seu último livro sobre ele consegue explicar-nos de uma maneira límpida e sugestiva por que razão é que A ORIGEM DAS ESPÉCIES pode ser considerado o livro de ciência mais importante de tudo o que foi escrito até agora. Professora de História da Ciência na Universidade de Harvard publicou a biografia de Darwin em dois volumes que foram distinguidos com vários prémios literários e é considerada uma das principais figuras mundiais na História da Biologia. Darwinista por natureza que estudou até às mais ínfimas particularidades o que foi a vida de Darwin, os seus estudos, as suas viagens, as suas descobertas, a sua luta pelo estabelecimento de uma ordem universal para os problemas da evolução, incluindo a do próprio Homem; conhecedora de todos os aspectos da sua vida particular e familiar, dos contactos havidos com outros biólogos da época que com ele concordavam ou discordavam e de toda a polémica que as suas teorias provocaram em certos meios científicos mais conservadores, Janet Browne estava de facto preparada para ser a pessoa indicada para nos descrever a importância que foi para a Humanidade o lançamento d’A Origem das Espécies. Analisando detalhadamente todo o desenvolvimento das teorias evolucionistas de Darwin, ela consegue de facto explicar-nos as razões pelas quais ainda hoje são negadas por uma parte do mundo científico-cultural. Mas com as pesquisas que efectuou a todas as polémicas que foram acontecendo e confrontando-as com as principais fontes dos trabalhos efectuados por Darwin, Janet Browne não nos deixa lugar para dúvidas. E o que é de salientar ainda é a forma incrivelmente eficiente e clara como ela consegue fazer-nos entender porque é que esta obra de Darwin teve a importância de ter aberto ao mundo explicações simples para o que até aí parecia inexplicável. Com os conhecimentos que hoje existem, muitos dos quais na sequência de algo que Darwin já nos teria dado a conhecer com as suas cuidadosas e quase obsessivas observações no seio da Natureza, ser-nos-ia fácil – ou talvez não – chegar às mesmas conclusões. Mas é incontestável que na época em que Darwin viveu, o seu trabalho e as conclusões que haveriam de revolucionar muito do pensamento científico existente foram um facto importantíssimo para o verdadeiro conhecimento das leis naturais. E Janet Browne consegue explicar-nos como e porquê. Tal como afirmava o crítico Adam Sisman do Daily Telegraph “... é o mais perto que podemos chegar da mente de Darwin”. De facto nenhum livro até hoje contribuiu de modo tão claro e eficiente para a compreensão do seu verdadeiro significado.

Para ler um excerto desta obra clique aqui