Não se pretende fazer aqui crítica literária. Sou um cidadão do mundo que sente amor natural pelos livros. Na minha casa as paredes estão cobertas pelos livros. E falo com eles ou melhor eles falam comigo como se fossemos grandes amigos. Revelam-me os seus segredos e os conhecimentos dos seus autores ou contam-me histórias onde se inscrevem valores humanitários universais.

São ensaios, romances, contos e narrativas, peças de teatro, clássicos e modernos, mas também sobre o ambiente ou tecnologias úteis no nosso dia-a-dia. São obras que fazem parte da minha paixão pelos livros e que humildemente indicamos como sinal e guia para quem deseje conhecer conteúdos que julgamos dignos e fiáveis.

E porque desejo transmitir uma análise que embora pessoal seja minimamente correcta nem sempre consigo manter a actualidade que seria normal se a falta de tempo por abraçar outras actividades não o impedisse. Mas aqui estarei sempre que possa.

Gil Montalverne


EQUAÇÃO BOGDANOV
Lubos Motl
Esfera do Caos
A origem do Universo foi sempre motivo de interesse, mesmo entre aqueles que acreditam na sua religião (quando têm uma) nomeadamente a Católica. As diversas teorias científicas, que não são assim muitas, contrastam naturalmente com a explicação simples de ter sido obra de uma entidade sobrenatural. Algo, em determinado momento, fez nascer este mundo que ao longo da história tem sido sucessivamente alargado até se ter chegado à conclusão que não estamos sós no planeta Terra, que esta faz parte do sistema solar que gira em volta de uma estrela, numa galáxia onde há milhões de estrelas com os seus sistemas e num espaço onde existem outros tantos milhões de galáxias. E tudo isto em expansão desde o famoso Big Bang. As religiões rejubilaram, apesar de tudo, pois teria sido isso que a tal entidade originara. Eis senão quando, alguns cientistas começaram a interrogar-se sobre o que existiria afinal antes do Big Bang. O livro de Lubos Motl, personalidade da física moderna, membro da Sociedade de Investigadores de Harvard, talvez o fórum mais importante sobre as actuais teorias nesse ramo da Ciência, explica-nos com grande simplicidade o que é a Equação Bogdanov. Para os que não sabem trata-se de uma teoria exposta no início deste século pelos Irmãos Bogdanov (e daí o nome) numa série de artigos e conferências que levantaram uma das maiores polémicas da ciência moderna. A comunidade científica dividiu-se. E a grande maioria chamou-lhes mesmo charlatães. A equação Bogdanov responde, segundo os dois físicos Igor e Grichka, à eterna questão sobre se terá existido alguma coisa antes do Big Bang. Apesar de eu próprio ter trocado impressões com um grande amigo, conceituado físico e personalidade de relevo no nosso meio científico, recebendo dele a informação de que os Bogdanov não passam de charlatães, assumi a responsabilidade de colocar esta obra no meu Amor pelos Livros pois concluí que Lubos Motl nos descreve, para além do que significa essa teoria e da verdade que pode ou não encerrar, uma admirável e muito compreensível história do que têm sido ao longo dos tempos os caminhos da ciência e nomeadamente da física. Cruzamo-nos com personagens tão relevantes como Einstein e Plank ou Hawking e Feynman. E até Galileu, Copérnico e mesmo Aristóteles. É uma aventura permanente que nos leva a recordar conceitos desde a relatividade aos buracos negros. E posso garantir que quem ler esta obra ficará mais consciente do que é este Universo, de como algumas coisas provavelmente acontecem, de como é possível pensar, interpretar e ter uma opinião sobre problemas relevantes da nossa relação com o Universo. Não ficaremos com a resposta exacta que os Bogdanov queriam dar-nos nem é essa, segundo cremos, a intenção do autor. Mas aprenderemos decerto a ir mais além do que estávamos antes da sua leitura. E será que aquela teoria não traduz de facto a certeza de que existiu algo antes do Big Bang? E onde estará o segredo da Origem do Universo? Não percam este livro.

Para ler um excerto desta obra clique aqui