Não se pretende fazer aqui crítica literária. Sou um cidadão do mundo que sente amor natural pelos livros. Na minha casa as paredes estão cobertas pelos livros. E falo com eles ou melhor eles falam comigo como se fossemos grandes amigos. Revelam-me os seus segredos e os conhecimentos dos seus autores ou contam-me histórias onde se inscrevem valores humanitários universais.

São ensaios, romances, contos e narrativas, peças de teatro, clássicos e modernos, mas também sobre o ambiente ou tecnologias úteis no nosso dia-a-dia. São obras que fazem parte da minha paixão pelos livros e que humildemente indicamos como sinal e guia para quem deseje conhecer conteúdos que julgamos dignos e fiáveis.

E porque desejo transmitir uma análise que embora pessoal seja minimamente correcta nem sempre consigo manter a actualidade que seria normal se a falta de tempo por abraçar outras actividades não o impedisse. Mas aqui estarei sempre que possa.

Gil Montalverne


DA TERRA À LUA
Julio Verne
Publicações Europa-América

Nos tempos em que não existia a Internet nem eu pensava que viria a existir um espaço onde haveria de escrever sobre Livros já eu viajava pelo espaço à volta da Terra quando lia um dos livros mais extraordinários de um dos meus escritores favoritos. Nesses tempos, Júlio Verne era para muitos de nós quem nos fazia sonhar com viagens extraordinárias que ninguém pensava que viessem mais tarde a ser realidade. Repletas de acção, contava-nos aventuras onde imperavam a coragem que vencia perigos constantes e onde a sua imaginação nos fazia acreditar em engenhos de fantásticas capacidades para alcançar mundos e panoramas até então desconhecidos. Conservo ainda alguns volumes, encadernados a vermelho, gastos de tantas leituras repetidas. Viajávamos com ele, Júlio Verne, ao fundo dos oceanos, ao centro da terra, às gélidas regiões dos pólos, ao nosso satélite que víamos à noite brilhar em pleno céu. Foi considerado e é ainda o grande precursor do género de ficção científica. E o curioso é que muitos dos seus engenhos vieram mais tarde a ser construídos.
Chega-nos agora às mãos através das Publicações Europa América uma edição especial do clássico Da Terra à Lua, sem dúvida um dos mais espectaculares, se é possível destacar algum deles, dos seus livros de então. E isso acontece precisamente porque se assinalam os 40 anos da chegada do Homem à Lua. O Homem que abandonou o seu curso de Direito para abraçar a carreira de escritor de aventuras inigualáveis até então, já nos ajudava a sonhar e a fazer essa viagem cento e quatro anos antes. Saudamos com agrado esta reedição que estamos a ler com entusiasmo relembrando momentos passados que nos faziam ultrapassar a realidade, numa escrita fluente e admirada pelos seus pares e que foi traduzida em cerca de 150 idiomas. Que venham mais nesta colecção dos Clássicos.

Para ler um excerto desta obra clique aqui